Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Tutankhamon

Tutankhamon (ou Tutancámon) permaneceu em Tell el-Amarna depois da sua proclamação, mantendo-se fiel ao culto de Aton iniciado por Amenófis IV (Aquenáton), mudando-se para Tebas, certamente para o palácio de Malqata, depois da sua conciliação com o clero de Amon. A estela do terceiro pórtico de Karnak representa-o adorando Amon e Mut e inclui um texto que refere a sua ação restauradora nos campos da religião e da política. Reinou no máximo um total de nove anos (1361-1352 a.C.), tendo morrido muito jovem, com a idade de dezoito anos. Por este facto, é possível que possam não lhe ser atribuíveis muitas das decisões políticas que o tornaram famoso, embora parte da sua fama atual se deva à descoberta do seu túmulo em 1922, um dos grandes acontecimentos da arqueologia egípcia. Existem poucas inscrições sobre o seu reinado, das quais se destacam a investidura do vice-rei da Núbia e a representação da dama núbia sobre um carro puxado por bois. Naquela época a Núbia tinha dois vice-reis, Hui e o seu irmão Amenhotep.


A política egípcia no norte, durante estes anos, não sofreu alterações. Conhecemos o tributo dos povos do norte e as inscrições de Horemheb levam à conclusão de que este general restabeleceu a situação na Palestina perto do fim do reinado de Amenófis IV ou durante o de Tutankhamon.


A morte do faraó pode ser relacionada com as cartas enviadas a Supiluliuma por uma viúva de estirpe real (Anchesenamon) pedindo ao hitita que lhe dê um dos seus filhos para marido, acrescentando que não poderia casar-se com um dos seus súbditos. Supiluliuma acedeu, depois de ter tirado informações, mas o príncipe foi assassinado no caminho.


Qualquer que tenha sido o caso relacionado com a viúva, a Tutankhamon sucedeu o seu cunhado Ai (1352-1348), oriundo de Akhmin e que no seu túmulo de Tebas é referido como «superintendente dos cavalos de Sua Majestade». Em el-Amarna, Ai esteve relacionado com Iuia, embora se desconheça em que moldes é que tal terá acontecido, sendo este último casado com Tuia, que por sua vez era a mãe da rainha Ti.