Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Ticiano


Ticiano nasceu em Pieve di Cadore por volta de 1490. Depois de ter trabalhado como aprendiz na oficina de Gentile e Giovanni Bellini, entrou em contato com Giorgione de quem aprendeu a nova técnica baseada na dominância da cor em troca da forma. O seu próprio estilo distinguiu-se pela proximidade dos assuntos que pintava e a extrema naturalidade das suas figuras humanas.

Depois da morte de Giorgione em 1510 e de Giovanni Bellini em 1516, Ticiano tornou-se a figura dominante da pintura veneziana. Acrescendo às encomendas privadas, recebia agora muitas solicitações dos organismos públicos. Em 1516 pintou o retábulo com A Assunção da Virgem para a Igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari. Em 1545, depois de ter trabalhado para os senhores de Ferrara e Urbino, foi triunfalmente recebido em Roma pelo Papa Paulo III.

A partir de 1550 trabalhou para Carlos V e para o seu filho Filipe II de Espanha, a quem enviou em 1575 a pintura votiva da Batalha de Lepanto, A Religião Salva pela Espanha. Morreu em Veneza em 1576, numa altura em que a peste grassava na cidade.