Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Teoria da Relatividade Especial

A Teoria da Relatividade Especial, de Einstein, afirma que nada se pode mover mais rápido do que a velocidade da luz, que ronda os 300 mil quilómetros por segundo. O que limita a velocidade de um objeto é o facto de o tempo ser uma dimensão própria, formando com as três dimensões espaciais (comprimento, largura, profundidade) o Universo quadrimensional. Quando algo se move por o espaço, move-se mais lentamente pelo tempo. Existe aqui uma espécie de troca: quanto mais rápido pelo espaço, menos rápido pelo tempo; quanto mais rápido pelo tempo, menos rápido pelo espaço. Se um objeto estiver a mover-se pelo espaço perto da velocidade da luz, significa que está quase parado no tempo. Por causa disso, é impossível ultrapassar a velocidade da luz, pois significaria viajar para trás no tempo.


Para além da limitação temporal e espacial, acontecem outras coisas a um objeto ao mover-se perto da velocidade da luz: a sua massa aumenta devido ao facto de a energia utilizada para o impulsionar não estar a ser utilizada, dada a limitação na velocidade. Essa energia transmuta-se assim em massa, pois tem que ser utilizada de alguma forma. Por esta mesma razão torna-se impossível ultrapassar a velocidade da luz: a energia utilizada para empurrar o objeto teria de ser ilimitada, e não existe energia ilimitada no Universo. O objeto rapidamente se transformaria num buraco negro, dada a enorme massa que viria a ter.


A limitação da velocidade sobre o tecido do espaço-tempo é assim um fenómeno natural que não depende da nossa tecnologia. Recomendo a visita ao fórum Física2100 para mais informações sobre este tema. Nesse fórum existe um quadro dedicado à Relatividade com dezenas de artigos.