Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Sobre os Exoplanetas


 


A enorme quantidade de exoplanetas que as agências espaciais estão a descobrir (com o telescópio Kepler à cabeça) leva-nos a admitir que vivemos num Universo por demais misterioso e desconhecido. Só na nossa galáxia existem milhares de milhões de exoplanetas e exoluas, sendo que milhões desses astros devem ter vida em diferentes estágios de desenvolvimento.


 


Custa-me admitir que certos planetas têm espécies parecidas com a nossa, dado que a biofísica e bioquímica difere de astro para astro. Mas muitas espécies devem ser gigantes, algumas talvez do tamanho dos dinossauros ou talvez maiores. Tudo depende da física do astro em questão: a sua pressão atmosférica, gravidade, composição química, etc.


 


O que é realmente espetacular é sabermos que provavelmente não estamos sós no Universo. A vida parece ser inevitável, e pode até existir perto de nossa casa, no nosso próprio sistema solar, nas luas Europa ou Tritão. Essa hipótese, a se confirmar, prova que ainda há muito para descobrir. Mesmo após descobrirmos todas as leis que regem o cosmos, ficam esses planetas e essas diferentes configurações de existência para explorarmos. E, nesse campo, certamente existem inúmeras maravilhas por descobrir.

1 comentário

Comentar post