Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Os Fantásticos Sonhos Lúcidos

Sonhar lúcido é ter consciência de que se está a sonhar durante um sonho. É um momento fantástico, pois normalmente só sabemos que tudo foi apenas um sonho após acordarmos. O sonhador lúcido consegue fazer tudo o que quer durante um desses momentos de clarividência, consegue voar e até viajar para outros planetas. No fundo trata-se de aproveitar um terço da vida, que passamos a dormir, para ter experiências fantásticas.


Os monges budistas já têm sonhos lúcidos há milénios! É do Oriente, em boa verdade, que vem esta experiência dos sonhos lúcidos. Os budistas utilizam este tipo de sonhos para aprenderem a controlar a sua ansiedade e para aprenderem a evitar reagir, dado que segundo as suas crenças após a morte terão de experimentar ilusões e tentar, perante as mesmas, permanecerem sem reação a essas mesmas ilusões. É a chave para a libertação do ciclo de nascimentos-mortes segundo essa doutrina.


Existe no Facebook uma página, do Emerson Elias, dedicada aos sonhos lúcidos. Através desse espaço virtual podemos ver que existem milhares de pessoas fascinadas com este tema. Muitos tentam aceder aos sonhos lúcidos, mas são poucos aqueles que conseguem. Não porque este tipo de sonhos só estão acessíveis a uma pequena parte da população, mas sim porque é preciso uma grande disciplina antes de se conseguir ter um sonho lúcido.


Quando alguém tem consciência de que está a sonhar, segue-se um momento de euforia extrema. É difícil manter a concentração nesse instante, e a pessoa acorda. Com a prática é possível estender esse período no tempo, para que os sonhos lúcidos durem muito mais. Existem alguns especialistas que conseguem ter sonhos lúcidos que duram mais de uma hora!


Para aqueles que querem saber mais sobre o tema, nada melhor do que uma pesquisa no Google. Existem dezenas de artigos sobre o assunto. Com prática e paciência todos podem ter um sonho lúcido. Eu já tive um, que aliás descrevi neste blogue, e agora trabalho para ter o segundo. Leio muito sobre o tema, e é isso que recomendo a todos. Bons sonhos lúcidos!