Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Miguel Bombarda


Cirurgião e psiquiatra (1851-1910).

Cinco anos depois de ter terminado a formação em Medicina, assumiu, em 1882, a direção do Hospital de Rilhafoles (atual Hospital Miguel Bombarda), levando a cabo reformas que tiveram reflexos em toda a medicina. O tratamento aos doentes mentais tornou-se menos repressivo e humanizou a abordagem a esta doença, para além de ter ampliado e modernizado o estabelecimento.

Como presidente da Sociedade de Ciências Médicas, a sua ação também foi notória. Fez campanha para o combate à raiva e à tuberculose, tendo fundado a Liga Nacional contra a Tuberculose.

Membro da junta revolucionária do 5 de Outubro, foi assassinado aos 59 anos por um doente louco no seu gabinete no Hospital de Rilhafoles na véspera do golpe.

Autor de cerca de 600 artigos, 20 livros relacionados com a medicina e temas gerais, destacou-se o seu trabalho de investigação sobre o delírio de ciúme. O seu livro A Consciência e o Livre Arbítrio (1897) provocou polémica, na qual interveio o jesuíta M. Santana com o ensaio O Materialismo em Face da Ciência (1899-1900).

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.