Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Luís Vaz de Camões


Luís Vaz de Camões (1525-1580) é considerado o poeta maior da língua portuguesa e, através de Os Lusíadas, exaltou a história do seu país. É o grande poeta do maneirismo português, pela filiação na tradição clássica à maneira renascentista, mas sensível ao conhecimento pela experiência que a época e as viagens lhe proporcionaram.

A sua vida foi atribulada. Estudou em Coimbra, esteve em Ceuta e lutou na Índia onde perdeu um olho. Regressou a Lisboa, frequentou o Paço, mas viveu com dificuldades numa pensão exígua e o seu mérito não era então reconhecido. Em 1572 escreveu Os Lusíadas como uma homenagem aos reis portugueses do passado e ao sentimento intrépido que caracterizava os "grandes" navegadores do "pequeno" Portugal.

Camões foi também um excelente poeta lírico, utilizando uma linguagem mais doce para descrever o amor ideal e o absurdo do destino humano. Em Rimas, uma obra póstuma editada em 1595, os sonetos e as canções rivalizam na subtileza filosófica com os do poeta italiano Petrarca. Também escreveu várias obras para teatro em que aborda temas clássicos.