Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Laicismo

O laicismo é a doutrina que defende a confinação dos fenómenos religiosos ao foro da consciência. Por isso, foi definida pela exclusão da influência de matéria religiosa no Estado, na cultura e na educação.

Esta doutrina teve uma grande ascensão a partir do século XVIII com a Revolução Francesa. Já no século XIX, o papa Pio IX publicou a encíclica Quanta cura, cujo Syllabus condenava o liberalismo e o laicismo.

Por seu lado, o papa Pio X, eleito em 1903, seguiu os esforços dos seus antecessores para manter a autoridade da Igreja contra o crescimento de poder dos governos seculares. A sua política conduziu à ruptura das relações com França, que se tornou um Estado laico. Aliás, com a proclamação dos estados laicos, o catolicismo deixou de ser a religião oficial de muitos países, chegando-se ao ponto do laicismo ser a origem do final das monarquias fundadas no direito divino.

O poder exercido pelo rei sobre os seus súbditos deixou de ser em nome de Deus, fundando-se na ideia de soberania nacional – o poder passou a residir na nação e o governo a expressar a vontade dos cidadãos.