Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

João Gonçalves Zarco


Cavaleiro da casa do infante D. Henrique, desde cedo se interessou pelas atividades marítimas e, quando o infante começou a promover as explorações marítimas logo se ofereceu para participar nessa aventura.

Em 1418, com Tristão Vaz Teixeira, descobriu a ilha de Porto Santo. Em 1419, com aquele e também com Bartolomeu Perestrelo, desembarcou na ilha da Madeira, mais precisamente no ponto a que chamaram de S. Lourenço. Zarco instalou-se na Madeira em 1425, vindo a ter uma ação fundamental no povoamento da parte ocidental da ilha, a qual, em 1450, seria repartida em duas capitanias.

Acompanhou o infante D. Henrique na expedição de Tânger, onde foi armado cavaleiro. Na Madeira mandou construir alguns navios com os quais auxiliou D. Henrique nas suas expedições para além do cabo Bojador.

Em 1460, D. Afonso V autorizou-o a acrescentar ao apelido Zarco o de Câmara. Quando faleceu, a capitania da ilha foi assumida pelo seu filho, João Gonçalves da Câmara. O ramo principal da sua Casa é hoje representado pelos descendentes dos condes e marqueses da Ribeira Grande.