Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

História de Veneza


Veneza foi fundada no século VI por habitantes da terra firme que fugiam dos invasores e se refugiaram num grupo de ilhotas e terrenos de lodo numa lagoa pouco profunda no mar Adriático. Os primeiros povoadores, que viviam da pesca, formaram uma liga de aldeias e elegeram um líder, o doge. No século VIII o doge estabeleceu a sua residência no centro da laguna.

A expansão do comércio e da indústria proporcionou riqueza e poder, e, no final do século XIII, Veneza transformou-se numa das cidades-estado mais poderosas da Europa. Durante os séculos XV e XVI, Veneza viu-se envolvida em guerras com os Turcos otomanos, que tomaram Constantinopla em 1453. Em 1571 os venezianos, aliados à Liga Santa, afundaram a frota turca na batalha de Lepanto.

A partir de então, Veneza entrou numa lenta decadência económica até 1797, altura em que foi conquistada por Napoleão que pôs fim à sua independência. Mesmo em declínio, Veneza conseguiu uma espantosa atividade criadora na arte, na literatura e na música.