Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Este Mundo é Vontade de Poder

Quando Nietzsche disse que este mundo é vontade de poder, não se enganou. Por todo o lado encontramos os seres vivos na sua demanda de crescimento, de expansão, de poder. A vida orgânica é, na sua essência e na sua totalidade, vontade de poder.


Ao contrário daqueles que olham para o mundo e nele enxergam apenas vontade de sobreviver, ou vontade de viver, eu vejo, tal como Nietzsche, unicamente vontade de poder. Se a vida fosse vontade de sobreviver, os seres vivos ficariam contentes com a manutenção das suas necessidades básicas. Mas nada disso vemos. Nas prisões os homens não ficam parados a sobreviver, procuram sempre ter o poder sobre outros presos. E este é apenas um exemplo. Se olharmos para a vida selvagem, todos os animais procuram ser o alfa, não procuram de todo a conservação.


Qual a razão porque esta visão da vida não é aceite? Porque a sede de poder, a vontade de poder, é imoral, é vista como algo maléfico. Este ponto de vista deve-se às nossas raízes judaico-cristãs. Se a teoria da vontade de poder fosse aceite, o altruísmo e a humildade passariam a ser vistos como impedimentos da verdadeira necessidade da vida. Mas o altruísmo e a humildade são valores maiores na pós-modernidade, logo a teoria da vontade de poder não pode ser aceite. Aqui a verdade não importa, o que importa é que a interpretação dos escravos seja a interpretação dominante.


Mas apesar da visão dominante, é uma crença fundamental minha que a vida é vontade de poder. Essa é a verdade que encontro ao olhar para a atividade dos homens e dos demais animais. Nada pode mascarar esse facto. Nietzsche tinha toda a razão!

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.