Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

Calígula

Calígula foi o terceiro imperador romano. Reinou de 37 a 41. Era filho do grande general Germânico, que era muito amado pelo povo romano; e por isso mesmo, quando Calígula ascendeu ao trono, depois da morte do doentio Tibério, todos os romanos ficaram muito contentes.


Os primeiros meses do reinado de Calígula foram memoráveis, mas depois de uma estranha doença cerebral, cuja causa ainda é desconhecida, Calígula ficou louco e extremamente cruel. Os aristocratas foram as maiores vítimas da sua loucura, o que agradou ao povo. Mas quanto mais o tempo passava mais se notava que Calígula estava totalmente fora de controlo, insultando até os chefes da Guarda Pretoriana. Para ridicularizar os senadores, chegou a nomear o seu cavalo Incitatus cônsul! Finalmente foi assassinado pelos pretorianos, que nomearam Cláudio, tio de Calígula, imperador.


Calígula foi enterrado à pressa, sem os devidos rituais fúnebres, e pouco tempo depois começaram a circular boatos de que a sua alma andava a atormentar os vivos. Devido a esses boatos o cadáver de Calígula foi desenterrado, e teve então direito a um novo enterro, desta vez com direito a todos os rituais apropriados a uma pessoa da sua nobre condição.