Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

A teoria quântica


O termo quantum significa «uma quantidade» ou «montante discreto». Na nossa vida quotidiana estamos acostumados à ideia de que as propriedades de um objeto, como tamanho, peso, cor, temperatura, área de superfície e movimento, são todas qualidades que podem variar de objeto para objeto de uma forma contínua. As maçãs, por exemplo, surgem-nos em várias formas, tamanhos e cores, sem quaisquer descontinuidades visíveis.

À escala atómica, no entanto, as coisas passam-se de modo muito diferente. As propriedades das partículas atómicas, como o movimento, energia e spin, não exibem sempre este tipo de variação suave, podendo diferir em quantidades discretas. Uma das suposições da mecânica newtoniana clássica era a de que as propriedades da matéria podiam variar continuamente. Ao descobrirem que esta noção já não era válida à escala atómica, os físicos viram-se forçados a conceber um sistema de mecânica inteiramente novo - a mecânica quântica - que tivesse em conta os saltos que caracterizam o comportamento atómico da matéria. Assim, a teoria quântica é a teoria subjacente donde deriva a mecânica quântica.

Tendo em conta o sucesso da mecânica clássica na descrição da dinâmica de objetos que vão desde as bolas de bilhar às estrelas e planetas, não é de surpreender que a sua substituição, à escala atómica, por um sistema de mecânica novo fosse considerada revolucionária. Os físicos, contudo, depressa verificaram a validade desta teoria ao conseguirem, por seu intermédio, explicar uma grande variedade de fenómenos que de outro modo seriam incompreensíveis. De tal modo foi assim que hoje a teoria quântica é apontada como a teoria científica de maior sucesso jamais desenvolvida.