Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Interessante

Mundo Interessante

A Queda da República Romana

Roma foi uma República de 509 a.C. a 27 a.C. Nesse regime político eram os aristocratas que governavam as terras que pertenciam a Roma, através de um senado, o Senado Romano. Essa oligarquia foi destruída por vários generais e aristocratas sedentos de poder. Um deles foi César, cujo herdeiro, Otaviano, se tornou o primeiro imperador romano.

Apesar de parecer estranho aristocratas destruírem uma oligarquia, onde os mesmos detêm o poder, isso foi uma norma na história universal. Isso acontece porque os aristocratas não gostam muito de unir-se, mas sim de separar-se, isto é, de serem superiores, de serem os primeiros. Para isso os aristocratas procuram o apoio do povo, e ocasionalmente dos sacerdotes, para assim ascenderem entre os seus pares. Foi assim que César obteve o poder absoluto. Ele era líder do Partido Popular, e o próprio nome desse partido indica que foi com o apoio popular (e especialmente com o apoio dos seus soldados, que pertenciam ao povo) que César conseguiu segurar as rédeas do governo romano.

Deixo abaixo um vídeo espetacular com imagens da transição da República para o Império na Roma Antiga. As imagens são da série televisiva "Roma".